José Paulo da Silva

Nome Completo:   José Paulo da Silva
Partido:   UNIÃO
Telefone:  
E-mail:   josepaulosilva562@gmail.com
Homepage:  
Número do Gabinete:  
Biografia:  
José Paulo da Silva, o popular Zé Paulo da Capoeira, nasceu na cidade de Cistina-MG, no dia 30/08/1964. Filho de Ana Luiza Simões Silva e Pedro Alfredo da Silva.
Aos 9 anos de idade mudou-se para Pedralva e foi morar no bairro Contendas, na fazenda do senhor José Wagner Monti. Depois para o bairro Pitangueiras. Lá, durante 30 anos, trabalhou na propriedade do senhor Moisés Oliveira, onde tocava a lavoura de banana e café, como meeiro. Em 2001 passou a residir no bairro São José.
Trabalhou como produtor rural no bairro Campestre, onde manteve contrato com o senhor Ivazinho Carneiro, e no Sítio Contendas, do senhor Duda Maglioni.
Nos dois locais trabalha como funcionário público na prefeitura de Pedralva, exercendo o cargo de Ajudande de Serviços.
Há 20 anos é instrutor de capoeira, arte que pratica com maestria, sendo uma das expressões culturais brasileiras mais conhecidas. Com perfeição e agilidade, Zé Paulo mistura a arte marcial, o esporte, a cultura popular e a música. Já fez inúmeras apresentações pelas ruas da cidade, escolas e nos municípios próximos.
Prestou trabalho no CRAS, na APAE e na Casa das Crianças . Fez parte de cinco comissões organizadoras do campeonato municipal de futebol do Estádio Monti. Participou como coordenador, no ano de 2016, do Projeto Escola Aberta, no Colégio de Pedralva, no qual durante seis meses foram oferecidas aulas de música, capoeira, caratê e taekwondo.
Zé Paulo conclui o ensino médio no Colégio de Pedralva, cursou a Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Casou-se com Maria de Lourdes Mariano Silva. Tem três filhos: Lucas, Ana Clara e maria Luiza.
Sua militância política sempre foi no PMDB. No ano de 2000, disputou sua primeira eleição como vereador e não foi eleito.
Em 2004, com 269 votos, conseguiu seu primeiro mandato para a Câmara.
Exerceu o cargo de 2005 a 2008, tendo ocupado o cargo de Presidente da Câmara por alguns meses, em substituição a vereadora Cristiane Piazza.
No período de 2009 a 2012, foi o primeiro suplente do partido. Chegou a exercer a vereança por seis meses, substituindo o vereador Tião Maravilha.
Na eleição de 2008, obteve 139 votos, dois a menos do que a vereadora Neusa do Pedrão, que exerceu o mandato.
Para o período seguinte, de 2013, não foi leito. Embora tivesse obtido 163 votos, sendo o mais votado do partido, a sua legenda não atingiu o quociente eleitoral necessário para ocupar uma cadeira na Câmara.
Em 2016, Zé Paulo foi o quarto vereador mais votado do município, ao conseguir um total de 273 votos.
Em 2020, com 162 votos, ficou como suplente do MDB, tendo assumido por um meses em 2023, em substituição ao Vereador Vando
Foi eleito nas eleições de 2024 pelo UNIÂO. Foi o 6º vereador eleito e o 7º na classificação geral, com um total de 252 votos.